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Cavaquinho eletrico Ancol

18 / 07 /2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

projetando o braço da guitarra ou violão

Fazendo um braço  

Você já parou para pensar como que é projetado um braço de violão?

De uma forma generalizada existem cálculos para calcular o tamanho dos trastes que um violão terá, mas primeiramente teremos que ver o fator k.

 Fator k é um numero de origem logarítmica na realidade é a raiz duodessima do numero dois e o valor desta constante é sempre 1,059463.

 Portanto

:

 fator K = 1,059463.

 Primeiramente temos que calcular a extensão do braço, vamos usar como exemplo a medida mais comum que é um braço de 65cm para facilitar nosso calculo usaremos medidas em milímetros.

 65cm = 650mm

 a formula é a seguinte:

 EB/1,059463 = A

EB – A =  TT

 EB extensão do braço, no exemplo usaremos 650mm

 Agora vamos calcular o tamanho dos trastes:

 1 de acordo com a formula (EB/1,059463 = A) dividimos a extensão do braço pelo fator K.

 650/1,059463 = 613,51 portanto A = 613,51.

 2 subtraimos EB – A

 650 – 613,51 = 36,49

 logo o TT (tamanho do espaço do traste) será igual a 36,49mm

ou seja o 1º traste terá a extensão de 3,649cm.

 Agora vamos calcular o2º traste:

 A/1,059463 = B

 1 Dividimos o valor encontrado no primeiro traste A pelo fator K achando um valor B

 Como

A = 613,51 logo:

 613,51/1,059463 = 579,07 logo B = 579,07

 2        subtraimos o valor A-B = TT

 613,51 – 579,07 = 34,44mm

 ou seja o segundo traste vai ter o tamanho de 3,444cm

 para fazer o terceiro traste é só continuar o calculo a partir de B

 dividindo B pelo fator K no qual acharíamos o valor C.

 B/1,059463 = C

 E depois subtraindo o valor antigo B pelo valor novo C e assim por diante.

 Para ajudar vou mostrar esta planilha onde já calculei o braço até a 17º casa:

 

tabela de tamanho de trastes EB =650mm

    Traste

        EB

    fator K   

      A a Z

    traste 1

     arredondado

  em cm

1

650

1,059463

613,5184

36,48164

36,48

3,648

2

613,5184

1,059463

579,0843

34,43409

34,43

3,443

3

579,0843

1,059463

546,5828

32,50145

32,5

3,25

4

546,5828

1,059463

515,9055

30,67729

30,67

3,067

5

515,9055

1,059463

486,95

28,95551

28,95

2,895

6

486,95

1,059463

459,6197

27,33036

27,33

2,733

7

459,6197

1,059463

433,8232

25,79643

25,79

2,579

8

433,8232

1,059463

409,4746

24,34859

24,34

2,434

9

409,4746

1,059463

386,4926

22,98201

22,98

2,298

10

386,4926

1,059463

364,8005

21,69213

21,69

2,169

11

364,8005

1,059463

344,3258

20,47465

20,47

2,047

12

344,3258

1,059463

325,0003

19,3255

19,32

1,932

13

325,0003

1,059463

306,7595

18,24084

18,24

1,824

14

306,7595

1,059463

289,5424

17,21706

17,21

1,721

15

289,5424

1,059463

273,2917

16,25074

16,25

1,625

16

273,2917

1,059463

257,953

15,33866

15,33

1,533

17

257,953

1,059463

243,4753

14,47777

14,47

1,447

 

 

 

Problemas Mais Comuns e Suas Soluções:

 


Para ajustar e afinar uma guitarra precisa um bom afinador cromático para testes de afinação.

Problema: Cordas muito afastadas do braço em guitarras ou baixos, gerando desconforto ao tocar.

Para aproximar as cordas do braço usa-se o ajuste de altura da ponte.

Na maioria das guitarras e baixos o ajuste de distância entre as cordas e o braço é feito para cada corda separadamente através de dois pequenos parafusos que controlam a altura de cada corda.

Em pontes de guitarras do tipo Les Paul ou similares são comuns apenas dois parafusos para o controle da altura de toda a ponte, afastando ou aproximando do braço todas as cordas de uma só vez.

Ao executar este ajuste tenha em mente que uma distância muito pequena entre as cordas e o braço, embora mais confortável, pode gerar o problema conhecido como trastejamento que prejudica demasiadamente o som do instrumento gerando sons "fantasmas" bastante incômodos.


Problema: Cordas muito próximas do braço, gerando ruído de trastejamento.

Trata-se talvez do problema mais comum em guitarras e baixos.

Geralmente pode ser feito um pequeno ajuste na ponte inverso ao explicado acima para aumentar um pouco a distância entre as cordas e o braço. Caso seja necessária uma distância grande demais entre as cordas e o braço para evitar o trastejamento, é possével que o braço do instrumento esteja com problemas. Veja item adiante.

Um outro problema que pode gerar trastejamento é o desgaste do capotraste, peça de plástico, marfim ou osso próxima a extremidade do braco, por onde passam as cordas. Em instrumentos antigos, com a afinação constante e o atrito das cordas sobre o capotraste, o mesmo pode se gastar, fazendo com que a corda o corte e permitindo que a corda fique mais próxima aos trastes, gerando trastejamento. Pode-se trocar o capotraste ou (a título de experiência) retirá-lo (a maioria fica solta quando afrouxadas todas as cordas) e colocá-lo novamente sobre uma camada de papel ou papelão (para que fique um pouco mais alto, afastando um pouco as cordas do braço).

Os capotrastes de osso ou marfim (comuns em instrumentos mais antigos) podem também se deteriorar (esfarelando e permitindo que as cordas fiquem mais próximas dos trastes) em virtude de contato com o óxido das cordas.

Em alguns modelos de guitarras e baixos existe uma peça de metal responsável por puxar para baixo algumas cordas de forma que melhore o contato das mesmas com o capotraste. Quando retirada esta peça podem ocorrer problemas de trastejamento. Colocacão errada das cordas (quando presas na parte de cima da tarracha ao invés da parte inferior) podem também gerar problema semelhante.


Problema: Cordas que não afinam ou que perdem a afinação rapidamente.

A causa mais comum e óbvia são cordas de má qualidade. Se for este o caso troque de marca.

Um outro problema muito comum mesmo entre músicos com alguma experiência é a falta de cuidado quanto a colocação da corda na tarracha. Uma má colocação (geralmente poucas voltas sobre a tarracha) pode gerar falta de contato entre corda e tarracha permitindo que a corda se afrouxe. Veja a secão de perguntas e respostas para dicas sobre como colocar corretamente as cordas.

A sua maneira de tocar pode influenciar definitivamente na perda da afinação principalmente se em conjunto com os problemas acima (bends por exemplo tendem a desafinar cordas de má qualidade ou mal colocadas).

Consta entre alguns guitarristas a informacão de que umidade excessiva pode prejudicar a afinação. Exemplos: tocar em ambientes próximos ao mar ou próximos a máquinas de gelo seco.
Problema: Cordas isoladas afinam perfeitamente mas ao afinar uma corda as outras desafinam.

É natural que ao afinar uma corda com o aumento de tensão todas as outras cordas se afrouxem um pouco (devido ao corpo e braço do instrumento naturalmente cederem um pouco à nova tensão se encurvando, o que é correto conforme veremos adiante). Isso é fácil de perceber quando se têm todas as cordas desafinadas e se afina uma por uma. Após afinar a última corda é necessário reafinar todas as outras já afinadas. De forma geral, porém, isso só precisa ser repetido uma ou duas vezes no máximo.

Este problema se complica em caso de guitarras com ponte flutuante (com alavanca). Visto que a ponte flutuante normalmente cede com o aumento de tensão em uma corda, as outras cordas tendem a afrouxar, desafinando, o que não ocorre na mesma intensidade em instrumentos de ponte fixa (onde apenas o braço e corpo do instrumento cedem à tensão das cordas conforme explicado).

Caso a ponte esteja muito frouxa (macia) obviamente irá ceder mais à tensão das cordas que estão sendo afinadas. Em alguns casos torna-se impossível afinar corretamente o instrumento sem que se aumente a tensão na ponte.

Adiante será explicado como resolver os problemas de tensão da ponte.


Problema: As cordas estão perfeitamente afinadas quando soltas ou quando nas casas mais externas, porém desafinadas quando se toca na mais interna do braço (notas mais agudas como em um solo por exemplo).

Neste caso é necessário o ajuste do comprimento das cordas na ponte (também conhecido por ajuste de oitava).

A maioria das pontes tanto de guitarras quanto de baixos possui um ajuste em cada corda que permite que o descanso da mesma seja deslizado para frente ou para trás, encurtando ou aumentando o comprimento da corda. Geralmente este ajuste é feito por um pequeno parafuso paralelo à corda que prende o descanso da mesma à ponte. Em caso de algumas pontes flutuantes o leito de cada corda deve ser apenas solto (afrouxando um parafuso ou dois que o prendem) e deslizado manualmente sendo posteriormente preso de novo.

Este ajuste de comprimento das cordas é necessário para que a corda esteja afinada tanto na posicão solta como quando apertada em qualquer traste.Trata-se de um erro muito comum entre músicos iniciantes (ou nem tanto) ajustarem a ponte de forma que todos os leitos de todas as cordas fiquem alinhados, o que gera uma melhor aparência (e por outro lado impede que o instrumento seja corretamente afinado).

O procedimento (individual para cada corda) para verificar este ajuste em um instrumento consiste no seguinte. É recomendado obviamente o uso de um afinador cromático para precisão no teste.

a) Afine perfeitamente a corda solta.

b) Aperte a corda na décima segunda casa (geralmente diferenciada). Apertando a corda na décima segunda casa você deverá gerar a mesma nota da corda solta (o que deve ser verificado no afinador cromático). Obviamente a nota deverá ser a mesma uma oitava acima (12 meios tons), o que não faz diferença para o afinador cromático.

c) Caso a corda apertada na décima segunda casa não esteja perfeitamente afinada (e estando afinada quando solta) isso indica que o ajuste do comprimento da corda precisa ser refeito.

d) Caso a nota conseguida na décima segunda casa tenha ficado abaixo da nota esperada, você deverá encurtar o comprimento da corda (trazendo o leito da mesma em direcão ao braço da guitarra).

e) Caso a nota conseguida na décima segunda casa tenha ficado acima da nota esperada, você deverá aumentar o comprimento da corda (fazendo o inverso do descrito no item anterior).

f) Afine novamente a corda solta (que tera desafinado em virtude do ajuste) e repita todo o procedimento até que a corda apresente exatamente a mesma nota tanto na corda solta quanto na décima segunda casa. Quando isto ocorrer a corda estará perfeitamente afinada em qualquer casa do braço (desde que se trate de um bom instrumento e com o braço perfeitamente ajustado, claro).

g) Repita o procedimento para cada corda.


Problema: as cordas precisam estar muito afastadas do braço para evitar trastejamento. Quando colocadas a uma distância confortável as cordas trastejam.

Caso o problema seja apenas a distância das cordas ao braço veja o ajuste mais simples anteriormente recomendado. O ajuste a seguir se aplica apenas quando é impossível colocar as cordas a uma distância confortável do braço sem que as mesmas trastejem.

Ao contrário do que sugere o senso comum o braço perfeito de um bom instrumento (baixo ou guitarra) não deve ser reto e sim ligeiramente côoncavo quando afinado.
Importante: todos os testes e ajustes a seguir devem ser feitos com o instrumento afinado visto que a tensão das cordas vai influir na curvatura do braço.

Para verificar a concavidade aperte a corda mais grossa do instrumento no primeiro traste e no último traste ao mesmo tempo. Verifique então qual a distância entre a corda e o traste do meio. O correto é que exista uma pequena distância de 1mm a 2mm que indica justamente a concavidade correta do braço.

A falta desta concavidade ou uma concavidade muito pequena ou muito grande podem gerar o trastejamento. Com o braço perfeitamente ajustado e com a concavidade correta em bons instrumentos é possível usar distâncias mínimas entre cordas e braço sem nenhum problema de trastejamento.

Para o ajuste da concavidade é usado o tensor, peça de metal existente no interior do braço e que pode ser apertado ou afrouxado.

O tensor deve ser ajustado através de aperto em uma de suas extremidades através de uma chave allen adequada. A extremidade do tensor geralmente está localizada na extremidade do braço, em alguns casos protegida por uma pequena placa aproximadamente triangular de plástico. Geralmente será preciso tirar uma ou duas cordas para retirada desta placa e acesso ao tensor.

Mais raramente o tensor deve ser ajustado através de uma abertura existente entre o corpo e o braço do instrumento. Mais raramente o ajuste do tensor necessita da retirada do braço do instrumento (o que dificulta o trabalho pois será necessário recolocar o braço para testá-lo antes de fazer um novo ajuste).

De forma geral quando apertado o tensor aumenta a concavidade do braço. Mas verifique se o efeito não está sendo inverso ao que você deseja.
O ajuste do tensor quando mal executado pode prejudicar (talvez irremediavelmente) o instrumento e portanto precisa obedecer a algumas regras de segurança extras:

a) Muita paciência. Aperte vagarosamente o tensor (apenas um quarto de volta de cada vez) e espere algum tempo (algumas horas de preferência) para que o braço se adapte à nova tensão. Só então verifique qual foi o efeito do ajuste (verifique a concavidade conforme explicado acima), se será necessário continuar com o mesmo ou se já alcançou o desejado. Recomendo que você prefira gastar um ou dois dias fazendo o serviço a correr o risco de estragar o tensor.

b) A cada etapa experimente demoradamente o instrumento, experimente aproximar as cordas e teste a afinação. Verifique se o problema melhorou ou piorou, ou se surgiram novos problemas.

c) O ajuste do tensor exige geralmente um bocado de força. Muito cuidado porém para não estragar a chave, a porca ou mesmo o tensor em virtude de força exagerada.

d) Ao torcer o tensor tome o cuidado de segurar o braço do instrumento firmemente pela mesma extremidade aonde esta apertando o tensor (para evitar torcer o braço ao invés do tensor). Jamais segure o instrumento pelo corpo.

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=njG_dQC-cnk 

 

http://www.youtube.com/watch?v=PbrEfC3B4X8

 

http://www.youtube.com/watch?v=PQnfj3FPurI

 

http://www.youtube.com/watch?v=yfdc5FR3zs8

 

                                         http://www.guitarcoast.com/2008/06/tipos-de-guitarra_03.html

 

        Lap steel guitar 

      Guitara havaiana

 

                    

 

                                                             

 

 

 

                                         

 

 

                                                                                         Guitarra havaiana